02/09/2014

Agora sim Dr. >>> #paçei // Prova Oab

Post atrasadinho, mas ok, saiu recentemente o nº da Ordem ^^

Gostaria de parabenizar todos os estudantes de direito que deixaram de ser apenas estudantes, pois passaram na segunda fase da prova da Ordem dos Advogados do Brasil. Mais uma conquista que valeu a pena por todo o esforço! Parabéns! Continuem assim, lutem, não desanimem e boa sorte na carreira profissional que está apenas começando com essa realização.
Enfim, para quem não passou por esse sofrimento, para quem não tem nenhum parente ou amigo que enlouqueceu antes da prova da Oab, vou explicar. A prova da Ordem é super concorrida, prestada por todos que já terminaram ou estão por terminar o curso de 5 anos de Direito. Já passaram pela confusão do TCC ou monografia e se desgastaram em horas de aulas ou até mesmo em estágios. Sabem praticamente de cor o Vade Mecum que nessa altura está todo grifado, com adesivos, encardido e amassado de tantas consultas. A 1ª fase da prova abrange os temas gerais de todas as áreas do direito, são questões de múltipla escolha, o que elimina bastante gente, que não estudaram o suficiente, não estavam preparados ou até mesmo ficaram com muito nervosismo na hora. A 2ª fase, mais uma prova, só que esta é específica com a matéria que o futuro doutor ou doutora escolher, que são: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Trabalho, Empresarial, Penal e Tributário. Em geral bem mais complicadas, são apenas algumas questões, mais a peça. Sim, no modo dissertativo, escrever tudinho. Os candidatos escolhem a matéria que eles têm mais conhecimento ou melhor ainda para quem já trabalha na área.
Não é apenas uma "provinha de vestibular" que você já sabe das matérias que você aprendeu anos na escola e faz para entrar na faculdade, a Oab é praticamente para você SAIR da faculdade, concluir o curso. Sem a carteirinha da Oab o aluno não pode advogar, não é doutor, não é nada ainda... Sem essa aprovação a pessoa não pode seguir com sua carreira profissional, o que muitas vezes desanima. É muita tensão, muito nervosismo, mesmo para quem estudou bastante. Muitas pessoas fazem as provas várias vezes, por anos, outras já têm a imensa sorte de passar de primeira, ou segunda, terceira...
Então ficamos na expectativa da avaliação dos examinadores, ansiosos por passar, procurar seu nome na listagem divulgada que muitas vezes o site trava de tanta gente procurando os resultados. No meu caso, eu não fiz Direito, mas estava procurando um nome muito especial. E encontrei. A alegria é imensa, não tem explicação. No fim das contas, a minha vida também estava presa a isso e dependendo desse resultado para continuar. Estou muito orgulhosa do meu Dr. e só ele sabe o quanto.

Música do dia: Bitter sweet symphony - The Verve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário