23/11/2015

Todo vegetariano é...

Aqui para provar que todas as perguntas e respostas são iguais para os vegetarianos ou vegans ou seja lá o que for a pessoa que restringe algum tipo de alimento (lactose, glúten, corantes, etc), mais focado na minha experiência de ser vegetariana. Lembrando ainda que eu nunca julguei ninguém por comer carne, muito menos tentei convencer a parar. Pelo menos que eu me lembre. Vamos lá:

Todo vegetariano/vegan que eu conheço, mesmo os famosos, tem algum animal em casa. Muito provável que esse animal seja um cachorro ou gato (ou os 2) e que seja adotado e não comprado.

A maioria dos vegetarianos/veganos que eu conheço não tem anemia.

Às vezes, o vegetariano é muito magro e não atinge o peso mínimo para doar sangue. Isso não quer dizer que não comer carne emagrece. Aliás, pelo contrário, quando eu deixei de comer carne, passei a comer mais massa e engordei. O suficiente para doar sangue :)

Lembrando que todo vegetariano/vegan fica doente (gripe/resfriado) com menos frequência. O que "pega" pra mim é inflamação da garganta, pois diz a lenda que eu tenho amígdalas e tal. De vez em quando acontece, esse ano só foi uma vez!

Pode ter certeza: o vegetariano/vegan vai ficar meio bravo quando você oferecer a opção "sem carne" para ele de presunto/mortadela/salame/peito de peru, alegando que não é de carne. Daí quando oferecem peixe ou frango, a pessoa tem que ser específica dizendo que não come animais.

A partir desse momento, surgem as perguntas de sempre que estão aqui neste post, junto com a minha explicação. Inclusive, acho que esse post de 2013 foi meio agressivo da minha parte, justifico que eu estava meio de saco cheio de ter que explicar detalhadamente minhas opções alimentares e falar sobre a minha vida, ser o centro da conversa, explicar que não sou doente e que é apenas uma escolha. Hoje eu compreendo melhor a curiosidade das pessoas que se sentem em choque por ter de confrontar alguém diferente e tento responder com a maior paciência possível.

Entendo perfeitamente que tem pessoas que não se sentem alimentadas por completo se não tiver um pedaço de bife no prato do almoço. Só não venha falar "ecaaa" pro meu brócolis porque eu vou responder à altura: "ecaaa, tem um pedaço de cadáver frito e temperado no seu prato!". *Bitch mode activated*

"Mas e as proteínas?" uffffff  respira... Bom, respondendo educadamente e não contando a piada do bambu que a menina contou pro Silvio Santos, eu pesquisei antes de falar besteira e posso afirmar que: soja e derivados, sementes em geral como feijão, arroz, ervilha, lentilha, quinoa e castanhas em geral, são alimentos riquíssimos em proteína. Berinjela, quiabo, espinafre, couve, brócolis, cogumelos, nossa! Quanta proteína! E muitos outros legumes, vegetais e frutas. Vale derivados do leite também, se puder incluir.

"Mas isso é proteína vegetal! Acho que você deve procurar um médico." Ainda não descobri resposta melhor do que: "Médico pra quê? Pra consertar sua cara que eu vou quebrar? Vai arranjar o que fazer, meu bem." Desculpe, sugestões para essa resposta, sem ser grossa? Devo dizer: "Ah, obrigada por se preocupar, mas eu estou ótima de saúde e já consultei um médico para tirar minhas dúvidas". Melhor assim né? Educada. Calma. Respira.

Achei uma anotação antiga em que eu escrevi que parei de comer carne em 2008 - uau, quem diria que eu sobrevivi até hoje hein? xD

A família do vegetariano/vegan não é toda vegetariana/vegan, desculpe decepcionar com essa verdade, mas a família, bem como o questionador, comem o que quiserem. Minha família me dá o maior apoio e chegam até a experimentar algumas coisas alternativas comigo ;)

Conheço muitos vegetarianos/veganos que são bem alternativos com tatuagens e piercings, mas não é padrão. Acho que são mais de boa, com a mente aberta, digamos assim.

A ÚNICA coisa que eu pergunto para meu novo amiguinho que eu descubro que não come carne é: "você come ovos e bebe leite?" por uma simples razão: pra eu poder oferecer e dividir meu lanche com a pessoa, visto que eu me alimento com os derivados do leite. Evito na verdade, mas é bem difícil encontrar alguma lanchonete que a opção sem carne não seja pão de queijo ou bolinho de queijo. Normalmente até a salada tem carne e é bem chato isso #xatiada

Desagradável e desnecessário tentar empurrar comida para a pessoa que já falou que não curte.

É bem difícil encontrar também produtos de beleza que não tenham componentes de animais ou que a empresa não realize testes em animais. É complicado e demorado ficar pesquisando pra depois chegar na loja e ter que ficar lendo o rótulo do produto. Seria legal inclusive fazer um outro post a respeito disso. Produtos da Unilever e Garnier já adianto que estão fora do meu consumo.

Estou à disposição para qualquer questionamento e prometo que vou responder com o maior carinho do mundo e não vou ser grossa, nem perder a paciência.

Música do dia: Do I wanna know? - Arctic Monkeys

Nenhum comentário:

Postar um comentário