26/05/2015

Verbo haver

O verbo haver é uma pegadinha quando ele está no sentido de “existir” e confunde bastante para a conjugação. Observe a dica para nunca mais confundir:

Se o verbo haver está no sentido de “existir”:
Haverá alterações na prova.
Existirão alterações na prova.
Ocorrerão alterações na prova.
- Mesmo que o verbo “existir” complemente o plural do substantivo, o verbo haver é uma exceção. Conforme a regra, não é correto dizer “haverão alterações”, mesmo no plural.

A regra é clara, Arnaldo. Toda regra tem exceção.

Por quê? Bom, no sentido de existir (ou ocorrer) o verbo haver é impessoal, ou seja, “não tem” sujeito e permanece no singular. O verbo “existir” e o verbo “ocorrer” têm sujeito.

Que sujeitinho esperto!

Quando se fala em tempo, o verbo “haver” permanece invariável, também é regra:
Há muito tempo o encontrei na ponte.
Há dez anos que não o vejo.

Pelo amor! Não escreva “a muito tempo”, pois o verbo precisa do “h”, senão fica sem sentido. Ou “há anos atrás”, pois se aconteceu há anos, é claro que foi no passado, portanto o “atrás” é um pleonasmo. Escreva: “há anos” ou “anos atrás”.

Entretanto, há vezes que é correto a conjugação no plural, no sentido de “ter”:
Eles haviam comprado papel.
Eles tinham comprado papel.

Pelo amor²! Não é correto dizer “nada haver” porque o verbo (lembra, do sentido de “existir”, “ter” e outros?) sugere com a conjugação errada o que “está em haver” monetariamente, ou seja, nada há... não se encaixa no sentido da expressão “não tem a ver com isso”. No sentido que me incomoda muito quando escrevem, o correto é “nada a ver”, pois tem sentido de “ter relação com”, “diz respeito”, ou seja, nada se vê em relação aos assuntos.

Obrigada por aprender comigo, há muito tempo quero esclarecer essas dúvidas.

Música do dia: Pure as snow - Mono

Nenhum comentário:

Postar um comentário